Direito da esposa em uma separação
O final de um casamento não precisa ser uma guerra entre os cônjuges e engana-se quem pensa que não é possível ter uma separação amigável e sem complicações. Com uma boa dose de calma, paciência e com a mediação de um advogado, passar por esse período pode ser muito mais tranquilo e descomplicado.
A partir do momento que se deseja divorciar deixa de ser uma ideia e passa a ser uma realidade, você precisa saber que existem estratégias de como fazer. E saber resolver de forma eficaz fará com que você resolva isso tudo o mais rápido possível.
Questões financeiras, divisão de bens, guarda dos filhos, pensão alimentícia… Clareza sobre todos esses fatores são muito importantes para que você tenha uma separação amigável e sem complicações. Para enfrentar a burocracia necessária durante a separação é importante adotar atitudes que podem facilitar todo o processo para você e seu cônjuge
▶️Os direitos básicos da esposa em uma separação ( casamento ou união estável) são:
▫️Permanecer ou não com o sobrenome do ex-marido (exceto U.E), divisão dos bens e pensão alimentícia.
Sobrenome do ex-marido: É direito da mulher permanecer com o sobrenome do ex-marido mesmo com o divórcio e mesmo que ela queira que você tire;
▫️Divisão dos bens: Dependendo do regime de bens do casamento do casal ou da U.E;
▫️Pensão alimentícia: Regra é que não seja fixado e se for, a regra é que seja por um tempo determinado.
Quanto mais você conhecer as opções, mais acertadas serão as suas escolhas e menores a chances de precisar voltar para a justiça novamente.
Nestes momentos mais difíceis, é possível chegar a uma solução consensual que beneficia imensamente a todos os envolvidos.